Um jogo de escrita
"A vida do Homo sapiens é um jogo de escrita. Escrevemos, codificamos e deslocamos codificações para organizar a nossa ligação mundo, aos outros sujeitos do mundo. Tudo é não uma batalha, um campo de batalha entre várias codificações. E participo nessa batalha. Há uma escrita legal, política e económica do mundo. Há uma escrita da contabilidade. Há evidentemente uma escrita cinematográfica, ou coreográfica. Há uma escrita artística. Aceitamos um certo número de códigos de cada vez e inventamos alguns para levar a nossa modesta contribuição à escrita geral: essa infinidade de linhas de escrita que, todos os dias, os vários seres humanos traçam na superfície da Terra, muitas vezes, aliás, esquecendo-a, fechando-se nos seus códigos."
Camille de Toledo (entrevistado por António Guerreiro, in O que tem sentido é olhar o contemporâneo do futuro, Revista Electra, 14, outono 2021).
Imagem: MB, 26.10.2021: pormenor da obra O Sister, de Manal Aldowayan, exibida na Galeria Isabelle van den Eynde, Alserkal Art District, Dubai
Comentários
Enviar um comentário